segunda-feira, maio 28, 2007

A tal da libido (ou “A mulher é quem manda”)


11 de janeiro de 2006.

Segundo o Houaiss, libido: Acepções■ substantivo feminino 1. procura instintiva do prazer sexual; desejo Ex.: os devassos deixam-se levar pela l. 2. Rubrica: psicanálise. energia que está na base das transformações da pulsão sexual; energia vital, de acordo com as teorias de Freud 3. Rubrica: psicanálise. energia psíquica [Segundo as teorias de C.G. Jung, apetite.]
Etimologialat. libído,ìnis 'desejo violento, paixão'; ver libid-
Pois é. Não falarei das mulheres, apesar de minha segunda opção de título para este post ser "A mulher é quem manda". Mas tentarei me fazer entender.
Depois que o homem já tem sua vida sexual estabilizada, ou em outras palavras, definido sua pretensa única companheira, continua a ter sua libido. Para mim a libido é como uma bomba, ou uma granada como a da ilustração. Alguns (talvez poucos) conseguem manter a bomba quieta por mais tempo. A maioria, na minha humilde opinião, não. O tempo entre uma e outra detonada tem que ser curto. A mulher, porém, é quem manda na hora do sexo. Se ela não estiver no pique, homem, esqueça e guarde a bomba. O homem que, por outro lado, não tem sua vida sexual estabilizada, não consegue guardar a arma (para não repetir a palavra bomba). Este vai procurar onde possa ativá-la. É simples. Simples para o homem, mas a mulher não entende. E não estou aqui defendendo que deva entender, não! Ela está certa em nem querer ouvir explicações e desculpas. Segurar e guardar a bomba não é tão fácil assim. A masturbação é uma saída e até hoje não sei até quando os homens lançam mão dela. Até quando significa até que idade... É engraçado. E estou escrevendo sobre isto porque hoje, pela manhã, peguei meu filho de dez anos descobrindo a coisa. Escondeu-se rápido. E lembrei de mim mesmo. Este é um segredo que sempre fica e ficará guardado. Ê vontade de detonar a bomba! Ah, e quando explode é a melhor coisa do mundo!