quarta-feira, março 14, 2007

Multiplicação




21 de outubro de 2005.

Multiplicação I


O caso é apenas uma observação. Nos últimos anos, e cada dia mais, as empresas trocam funcionários por máquinas. Outra: trocam dois, três, até quatro funcionários, por um. O “um” é o sofredor. Simplesmente não passa a acumular os salários, mas sobrecarrega-se com as funções dos outros que se foram.
Tentei, de todas as formas, melhorar a foto que aparece aí em cima. Está com efeitos e um monte de ferramentas embutidas. É que, quando tirei, foi como um relâmpago. Eu estava no trânsito, quando vi a cena, carro com vidros fechados (e com insulfilm). Não deu tempo de nada. Foi só sacar a câmera e “click”. A foto original está escura, com falta de detalhes importantes....
Bem, a imagem mostra um câmera-man repórter. Ele fez as perguntas, estendeu o microfone, filmou. Vá saber se depois também não editou! Ah, e o carro da emissora estava parado ali por perto! Além de tudo, motorista!
É a multiplicação do homem, ou do trabalho do homem, ou sei lá!

Multiplicação II

Desemprego acontece e a pessoa se vê com uma mão na frente e outra atrás. O jeito é encarar o que aparecer pela frente. Um “bico” aqui, outro ali.Às vezes também usa-se de criatividade, cria-se uma alternativa. Há dois dias ouvi, numa sala de espera, uma conversa entre três amigos. Um deles contava:- Minha noiva está fazendo bisqüi e eu monto uns terços. Depois saio para vender. Vendo solto, só a peça, para uma mulher que embala, inclui uma oração e revende lá em Aparecida.
- Ah, que legal! Mas, por quanto você vende?
- Um real! Não dá para fazer por mais. É fácil vir alguém que vende por menos e eu perder minha cliente. Um real é o preço!
- É, tem que usar a criatividade, né? Eu estou pensando em fazer cesta de café da manhã... Já fui ver, mas, sei lá, preciso ver...
Alternativas. Cada um cria e vai atrás de ganhar o seu dinheirinho.
Serviços também multiplicam-se. A foto que foi aí, agora, também foi tirada no trânsito. É o típico “fazemos qualquer negócio!” Numa mesma casa: venda de água, compra e venda de cartuchos para impressoras, costureira, brechó, fotocópias. O jeito é multiplicar!