segunda-feira, janeiro 08, 2007

Sala de Espera


9 de agosto de 2005.

No mundo corporativo, nos últimos anos, muito se fala, e cada vez mais, em atendimento, no bom atendimento. Diz-se que o consumidor, o cliente, está cada vez mais exigente, cada vez mais conhecedor dos seus direitos e blá, blá, blá.
Penso que muitos prestadores de serviço ainda não se ativeram a essa conversa. É fácil de se observar. A sala de espera é o xis da questão.
Estive no cabeleireiro no último final de semana. Ofereceram-me uma revista: notícias velhas. Até que não eram tão velhas assim. Coisa de duas semanas atrás...
Escritório de um advogado. Não era qualquer escritório, não! O homem já foi secretário do Estado do Rio Grande do Sul, tem título de cidadão Paulistano e cidadão Avareense, concedidos pelas respectivas Câmaras Municipais e, como se não bastasse, recebeu um grau de Comendador da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.
Bem, voltando ao escritório, a sala de espera é um horror. Sem citar muito os móveis, até porque não observei detalhes, há uma amostra de máquinas de escrever antigas. Para os que gostam de museu é interessante. Eu, por exemplo, achei.
Nas paredes, além dos títulos mencionados enquadrados em velhas molduras, jornais velhos com notícias que pouco interessam aos que por ali têm que esperar um atendimento. O pior de tudo: a mesa de centro, lotada de revistas velhas divididas em duas pilhas. Peguei uma delas e comecei a observar as demais. A que peguei estava até úmida. Umidade do próprio ambiente. Nas outras, como nesta primeira, lia-se como data de capas dezembro de 2003, janeiro de 2004. Por que colocar revistas velhas numa sala de espera? Se o objetivo é entreter enquanto o cliente espera, por que não lhe oferecer notícias novas, coisas atuais, revistas novas? Não faz parte de um bom atendimento? Junto com a recepcionista, creio que a sala de espera também faz parte do chamado "cartão de visita".
Bem, comecei a escrever esse texto no dia 9. Não consegui terminar e hoje já é dia 12. Vejam a coincidência: colocaram hoje, na sala de espera do andar em que trabalho, um porta-revistas com algumas peças. Já fui observar. Vi revistas novas e já fui procurar o responsável pelo novo acessório da sala de espera. Dei meu parecer. Agora, é ver o que acontecerá...