domingo, setembro 09, 2007

Memória olfativa


5 de maio de 2006.

Este negócio chamado memória olfativa é bastante interessante. Um perfume pode ser delicioso mas se esteve presente em algum fato ruim já se torna desagradável.
O perfume que gosto de usar, por exemplo, me faz lembrar de Paris, Cannes e Londres. Foi na minha viagem para lá que ganhei um frasco e só deixei de usar depois quando o dinheiro era curto para fazer a reposição. Mas traz lembranças agradáveis, de um povo diferente, de um clima gelado, de uma beleza arquitetônica que por aqui pouco se vê, de restaurantes micros e macros com excelente comida, de diversão fora do trabalho.Visitei hoje uma pessoa e quando saí estava com um perfume na mão. É, algumas pessoas que a gente cumprimenta deixam um frescor na nossa mão. E este é daqueles agradáveis, deliciosos, e que puxam a memória. Já estive com alguma mulher que usava este perfume. Não sei qual é, não sei mais quando foi, mas tenho certeza de que foi algum momento bom. É difícil errar. Fiquei até tentando me lembrar quem, quando e onde. Mas já não interessa. Vale é que foi muito bom. E lembrar, mesmo não lembrando, é uma delícia comparável à própria fragrância.