segunda-feira, maio 28, 2007

Tilt


9 de dezembro de 2005.

Eu sempre fui muito ruim para guardar o tempo. Quando conto um caso, não sei se aconteceu há três meses, seis, nove, um ano, dois ou cinco. Ruim mesmo! Às vezes consigo apenas dar uma idéia de quando foi.
Hoje pela manhã, quando saía de casa para o trabalho, ouvi:
- Garafirôôôô!
Há quantos anos eu não ouvia isto! Comecei a trabalhar em meus arquivos: desde quando eu já não ouvia aquilo? Procurei, procurei, procurei, e nada! A memória não tem o registro. Parou de funcionar. Um "tilt" mesmo! Depois que travei no tempo, comecei a pensar na profissão do sujeito que gritava. "Garafirô" é garrafeiro que, se não me falha a definição, é um homem que compra e vende garrafas. A única coisa que lembro é de ouvir um cara destes na minha infância, no tempo em que as garrafas de vidro eram mais comuns, na verdade únicas. Não existia as de plástico, as embalagens pet, as caixinhas longa vida. Plástico era material com o qual se fazia outras coisas, não garrafa.Voltando ao garrafeiro, fiquei pensando que seu negócio deve ir de mal a pior. Aliás, seu carrinho estava vazio. Mesmo considerando-se que era cedo ainda, o carrinho não deve se encher muito. Engraçado. E a palavra ficou ainda ecoando em minha mente, trazendo lembranças de não sei que tempo:
- Ôôô, garafirôôôô!