segunda-feira, maio 28, 2007

Texto do blog Duas Fridas


26 de novembro de 2005

“... quantas mulheres sofrem em silêncio, por motivos que me doem só de pensar: medo, humilhação, insegurança; por acharem que é isso que elas merecem, por não acreditarem que existe outra forma de serem amadas.” Texto do blog Duas Fridas
Penso, desde a minha adolescência talvez, sobre este sofrimento em silêncio.
Conheço mulheres que abriram mão de suas vidas, de seus objetivos, de seus gostos, por causa de um homem. Já ouvi uma voz amargurada contando como aconteceu e imaginando, triste, como seria se houvesse trilhado um caminho diferente, o caminho que originalmente havia traçado.
O sofrimento calado não é fruto apenas da violência física. Há a violência emocional. Existem tesouras que cortam sonhos pela metade, ou lá no início.
Convivo com mulheres que vivem esta realidade. E continuam com seu dia-a-dia. Vivem presas a um cotidiano medíocre. Perdem alegrias, perdem amizades, perdem lazer... Perdem. Parece que têm uma coleira, como os cães de madame. Vivem na dependência. Como sugere também o texto do Duas Fridas, a verdade é que existe outra forma de serem amadas. Penso que o difícil é encontrar aquele que lhes dará este presente. Mas “aquele” existe. Eu, ao menos, acredito, porque tento ser um. Penso que homem e mulher merecem ser felizes.