segunda-feira, maio 14, 2007

Mundo oculto II


14 de novembro de 2005.

Eu passeava muito quando era criança. Saía com minha mãe, com minha avó, com meu avô. Os passeios, muitos deles, eram de consumo e não de puro lazer. Lazer mesmo era ir ao Morro do Imperador, ao Clube Caiçaras, ao campo do Grambery. Todos estes passeios eram com o avô.
Com minha mãe ou minha avó lembro-me de ir até a feira, rua onde morávamos abaixo. Passávamos pelo quartel e eu adorava ver os sentinelas fardados e armados. Na época dizia que queria ser soldado quando crescesse.
Bem, tudo isto são apenas lembranças.
Quando eu saía, a qualquer dia, em qualquer lugar, muitas vezes via cenas que pareciam uma repetição na minha vida.
Às vezes via determinada pessoa e já sabia o que ela falaria ou o que faria momentos depois. Eu antevia a cena. Porque já existia em minha memória. Foram muitas vezes. E eu me sentia mal com aquilo. Era como se fosse um mal-estar momentâneo. Passava logo.
Depois de alguns anos em que já vivia estas experiências, passei a chamá-las de "d. r." ("dia repetido"). O mal estar jamais cessou. Eu jamais entendi o que era ou o que foi aquilo.
Hoje, há muitos anos, já não vivo mais estas coisas. Sumiram sem dar maiores explicações.