quarta-feira, janeiro 10, 2007

A famosa luz


27 de setembro de 2005.

O que dizem seus exames médicos?
Dia desses um amigo foi medir a pressão, o colesterol e a glicemia. Exame de rotina na empresa. Colesterol e glicemia estavam normais. A pressão... "Tenho que mandar você daqui direto para um pronto-socorro", disse o médico. "Mas eu não sinto nada, doutor! Estou ótimo!", respondeu o paciente.
Os números contradizem o que a pessoa sente. Lembrei dos meus exames. Quantos eu fiz e quantos disseram "normal" à minha saúde... Até que chegou o dia em que um médico me condenou. Já escrevi sobre isso, sobre a suposta degeneração precoce dos meus ossos. Para mim, ser condenado era péssimo, desolador, uma porrada na cara. Por outro lado pareceu-me bom. Alguém, finalmente, estava me dizendo algo sobre o que eu sentia e meus exames não demonstravam...
Necessário reagir. Necessário não se acomodar. O que eu poderia fazer para retardar o processo? Como eu poderia seguir o conselho "vá viver a sua vida"?
Converso com algumas pessoas, quando possível. Um fisioterapeuta, por exemplo, conseguiu reverter minha idéia sobre aquele tipo de tratamento. Alguns amigos recomendaram acupuntura, outros natação e hidroginástica. Resolvi fazer a acupuntura. Depois de vencido meu contrato na academia também trocarei minha musculação pela hidroginástica. Tudo para recuperar!
Hoje, consulta com acupunturista. Foi a primeira. Deu-me atenção, olhou meus últimos exames, examinou meu tornozelo e o joelho. Além de dizer que não parece artrose, e sim artrite, disse que para ambos os casos há o que fazer! Existe medicação, existe freio para que a queda seja retardada.
A famosa luz? É aquela, que dizem existir no final de cada túnel.
Fiquei mais animado. Eu, que já nem pretendia estacionar no tempo.